Caso Navalny: Envenenamento com Toxina de Rã Confirmado
16/02/2026, 12:04:35O que aconteceu com Alexei Navalny?
O russo Alexei Navalny, morto em 2024, foi envenenado com uma toxina de rãs enquanto estava detido em uma colônia penal, no Ártico. Em uma declaração conjunta, Grã-Bretanha, França, Alemanha, Suécia e Holanda afirmaram que as análises de amostras do corpo de Navalny confirmaram a presença de epibatidina, uma substância encontrada em rãs-flecha venenosas, espécie característica da América do Sul.
No documento, os países também acusam a Rússia pela morte de Navalny, que é apontado como opositor de Vladimir Putin. O governo russo nega e classificou a acusação como "uma farsa de propaganda ocidental".
Morte em prisão
Alexei Navalny era considerado o principal opositor do líder russo Vladimir Putin. Em 2021, Navalny foi detido por autoridades russas após retornar da Alemanha, sendo condenado à prisão até completar 74 anos. Em 2024, Alexei Navalny ficou desaparecido por cerca de 20 dias. Mas, acabou transferido para uma colônia penal do Ártico, onde morreu após ser condenado por extremismo e outras acusações. A morte dele foi anunciada minutos antes da abertura da Conferência de Segurança de Munique. O falecimento de Navalny foi seguido por homenagens e protestos em toda a Europa, com manifestações em cidades como Londres, Berlim, Vilnius e Roma.
Sobre a Rã-Flecha
Conhecida por sua cor vibrante e pele altamente tóxica, a rã-flecha é um grupo de anfíbios da família Dendrobatidae, sendo encontrada em florestas tropicais da América Central e do Sul, incluindo regiões amazônicas do Brasil. Sua pele secreta toxinas potentes, como batracotoxinas, capazes de paralisar ou matar animais maiores e até humanos; uma única rã pode produzir veneno suficiente para 10 adultos. O nome faz referência ao seu uso por indígenas, que colocavam a toxina para envenenar as pontas de flechas utilizadas durante a caça.