Facção é denunciada por extorsão a motoristas no Rio
20/02/2026, 15:07:50Denúncia do MPRJ
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou sete pessoas acusadas de integrar um esquema de extorsão contra motoristas de vans e taxistas em São Francisco de Itabapoana, cidade do Norte do estado do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, os profissionais eram obrigados a pagar valores semanais para continuar trabalhando na região.
A denúncia foi apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) e aceita pela Justiça, que determinou a expedição de seis mandados de prisão e quatro de busca e apreensão. As diligências estão sendo cumpridas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (12), em São Francisco de Itabapoana e em Campos dos Goytacazes.
Relação com a facção criminosa
De acordo com o Ministério Público, o esquema estaria relacionado à expansão da facção criminosa Amigos dos Amigos (ADA) no município. Desde pelo menos 2022, integrantes do grupo passaram a exigir pagamentos periódicos como condição para que motoristas de transporte alternativo e taxistas pudessem atuar livremente na Praça Central da cidade.
As investigações apontam que os trabalhadores eram alvo de ameaças constantes e intimidações caso se recusassem a realizar os pagamentos exigidos. O funcionamento do esquema envolvia ordens transmitidas de dentro do sistema prisional para integrantes em liberdade, responsáveis por organizar e executar as cobranças.
Aumento da violência
O GAECO/MPRJ afirma ainda que a atuação do grupo se tornou mais violenta a partir de 2025, quando as ameaças deixaram de ser apenas verbais. A investigação registra dois episódios em que veículos de motoristas foram roubados ou atingidos por disparos de arma de fogo como forma de punição contra profissionais que resistiram às cobranças. Os denunciados responderão pelos crimes de associação criminosa e extorsão.