Eduardo Bolsonaro é afastado da PF por faltas
28/02/2026, 09:12:33Eduardo Bolsonaro é afastado da PF por faltas
Eduardo Bolsonaro foi afastado preemptivamente do cargo de escrivão da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis (RJ). A decisão da Corregedoria Regional da PF contra o ex-deputado é resultado do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), instaurado em 27 de janeiro de 2026, que apura as faltas não justificadas de Eduardo, que está nos Estados Unidos há um ano. O afastamento foi publicado, mediante a Portaria nº 142, de 10 de fevereiro de 2026, no Diário Oficial da União (DUO) do dia 26. Segundo a matéria, o ex-parlamentar deve entregar a carteira funcional e a arma de fogo institucional em um prazo de até cinco dias úteis, salvo decisão contrária. A medida é válida até o fim do Processo Administrativo Disciplinar (PAD).
Faltas não justificadas
O documento investiga ausências intencionais e injustificadas por mais de 30 dias consecutivos de Eduardo Bolsonaro, o que pode configurar possível abandono de cargo, após perda do mandato em dezembro de 2025. O ex-parlamentar ocupou o cargo de escrivão da Delegacia de Polícia Federal em Angra dos Reis (RJ) entre 2010 e 2014, quando tomou posse como deputado. Até o momento, Eduardo Bolsonaro não se manifestou sobre a decisão de afastamento.
O que é e o que faz um escrivão da Polícia Federal?
A função de escrivão da Polícia Federal (PF) exige formação em nível superior e é responsável pela formalização administrativa e jurídica das investigações. No caso de lotação como a de Eduardo Bolsonaro, em Angra dos Reis (RJ), envolve procedimentos locais de repressão a crimes federais. O cargo é ocupado mediante aprovação em concurso público. Além disso, a remuneração inicial é de cerca de R$ 14 mil, podendo chegar a mais de R$ 25 mil, a depender da classe.
Fique por dentro de mais informações sobre a política brasileira e as novas movimentações no cenário atual. Não deixe de nos acompanhar!