Cheiro de CORRUPÇÃO no NUDEPE continua impune. MPE foi comunicado. Mas...
16/03/2026, 04:39:17NUDEPE não está acima das obrigações das prestações de contas. E é ONG vinculada à Prefeitura de Penedo como meio de atendimento ao público. Eis a porta aberta para o azar.

As mudanças implementadas no Núcleo de Atenção aos Deficientes de Penedo – NUDEPE – têm forte cheiro de corrupção promovida por seu quadro diretor, começando pela demissão das mais importantes e antigas figuras da fiscalização da entidade. Trata-se de uma ONG que, no Brasil, possui marcas conclusivas na Justiça como antro de desmandos com recursos públicos federais.
Tal fato foi comunicado ao Ministério Público Estadual – MPE –, que até o presente momento não se manifestou. Diante disso, permanece atual a famosa frase milenar: “À mulher de César não basta ser honesta; tem que parecer honesta”. Causa estranheza a este veículo de comunicação o fato de a entidade não permitir tornar pública sua prestação de contas referente ao dinheiro público recebido.
Há também suspeitas quanto à escolha do novo diretor-presidente por meio de “eleição”, incluindo prestações de contas com assinaturas de pacientes colhidas em suas próprias residências — fato de fácil comprovação, caso o MPE se interesse em apurar os acontecimentos. Aliás, trata-se de sua obrigação quando provocado, o que já foi formalmente cobrado pelo portal de notícias subscrito.
Diante do que vem sendo questionado e publicado por este redator e por este meio de comunicação, resta agora aguardar que o Ministério Público Estadual – MPE –, onde se encontra a provocação protocolada, apresente respostas. Afinal, sendo uma ONG, a entidade tem o dever de prestar contas do dinheiro público recebido, que pertence ao povo.
