Bebê com doença cardíaca é resgatada por helicóptero no Paraná

Bebê com doença cardíaca é resgatada por helicóptero no Paraná

Resgate de emergência no Paraná

Uma recém-nascida de apenas 27 dias de vida foi socorrida por um helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal no Paraná (NOA-PR), na manhã desta quinta-feira (19), em Adrianópolis, no interior do Paraná. A bebê foi diagnosticada com Tetralogia de Fallot, uma cardiopatia congênita, doença estrutural do coração presente desde o nascimento. A condição é definida por quatro defeitos estruturais cardíacos que causam baixa oxigenação sanguínea.

Acionamento da equipe aeromédica

Segundo a PRF, a equipe foi acionada por volta das 9h40. Após a avaliação da equipe aeromédica, a paciente foi levada, juntamente com sua mãe, para o heliponto do Hospital Angelina Caron, em Campina Grande do Sul, também no Paraná. A ação também contou com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Importância do resgate aéreo

O trabalho conjunto entre as equipes de resgate é fundamental em situações que envolvem a saúde de recém-nascidos. O transporte rápido e seguro pode ser a diferença entre a vida e a morte, especialmente em casos de condições médicas críticas como a Tetralogia de Fallot.

Considerações finais

Esse caso destaca a importância do trabalho realizado pelas equipes de emergência em todo o Brasil. A união de esforços entre as autoridades de saúde e de transporte aéreo é crucial para garantir o atendimento adequado e rápido a pacientes em estado crítico.