Chuva forte e temporais afetam diversas regiões do Brasil

Chuva forte e temporais afetam diversas regiões do Brasil

Alerta de chuvas intensas no Brasil

A terça-feira deve ser marcada por acumulados intensos no Nordeste. Neste dia (7), o cenário meteorológico em várias regiões do Brasil é de alerta. Com a formação de um ciclone extratropical e uma frente fria, o Sul tem instabilidades, com risco de tempestades. Enquanto no Nordeste, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e, principalmente, os distúrbios ondulatórios de leste deixam a região sob alerta.

Cenário desta terça-feira (7)

Na última segunda-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para a região Nordeste, cujo acumulado deve ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia em vários estados, com atenção para o litoral de Pernambuco.

Impactos do ciclone extratropical

Na região Sul, a formação do ciclone extratropical provoca chuvas intensas no sudoeste, noroeste, oeste, sul e litoral sul do Rio Grande do Sul, segundo previsão da Climatempo. Em Santa Catarina e no Paraná, as pancadas começam fracas, mas vão ganhando força ao longo do dia, com risco de temporais. Ainda conforme a Climatempo, as rajadas de vento podem atingir até 90 km/h em pontos isolados.

Previsão em outras regiões

Após um início de dia com sol e tempo firme na maior parte do Sudeste, o tempo vira a partir da tarde desta terça-feira (7). A previsão, de acordo com a Climatempo, é de chuva de intensidade moderada a forte em São Paulo e em grande parte de Minas Gerais. Enquanto no Rio de Janeiro e Espírito Santo, a chuva deve ser mais isolada e fraca.

No Centro-Oeste, a baixa pressão atmosférica traz o risco de chuvas intensas. O estado de Mato Grosso do Sul está sob alerta de temporais, com possibilidade de ventos intensos e raios. Já em Goiás e Mato Grosso, o calor continua intenso, mas com possibilidade de pancadas ao longo do dia de hoje. Na região Norte, o cenário meteorológico é de chuvas fortes. O Amazonas, Acre e o litoral do Amapá têm os maiores riscos para temporais isolados. Devido à ZCTI, o tempo permanece fechado no Amapá e norte do Pará. Já em Rondônia e Tocantins, a chuva deve ser mais irregular.